quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sílaba tônica

Copie no seu caderno a atividade abaixo e faça com capricho!
Beijinhos da sua professora!!
Feliz Páscoa

Exercícios de fixação e revisão de conteúdo:


  • Lembrando (1): As palavras, quanto ao número de sílabas, podem ser:

1 sílaba ------------------ pés ----------------------- Monossílabas
2 sílabas
--------------- ca - sa----------------------- Dissílabas
3 sílabas
------------- ár – vo – re ------------------- Trissílabas
4 ou mais sílabas
—an – ti – ga – men – te -------
Polissílabas
  •  Lembrando (2): Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser:

    café - última sílaba tônica ------------------------- Oxítonafamília – penúltima sílaba tônica ----------------- Paroxítonalâmpada – antepenúltima sílaba tônica ---------- Proparoxítona

1) Complete, classificando as palavras quanto ao número de sílabas.

a) Picareta é _______________________________ porque tem ____ sílabas.
b) Céu é ___________________________________ porque tem _____ sílaba.
c) Avó é ___________________________________ porque tem _____ sílabas.
d) Moleque é _______________________________ porque tem _____ sílabas.

2) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as de acordo como número de sílabas e de acordo com a posição da sílaba tônica.

Animal-calçada-médico-laranja-anzol-lâmpada-xadrez-cadeira-sabão-lágrima-urubu-tênis-ônibus-caracol-abacate;

Separação
Silábica.
Classificação quanto ao nº de sílabas.
Posição da sílaba tônica.
 Classificação quanto à sílaba tônica.




























































domingo, 17 de abril de 2011

Brasília (momento Brasil)

Querido aluno,


Sala de multimídia!


Vamos enriquecer mais nosso conhecimento! :D
Clique no link abaixo e assista um vídeo sobre Brasília, observe as imagens (o antes e o depois). Você vai adorar!


Quando for ao laboratório, deixe o seu comentário, sobre o vídeo, ao final desta postagem!

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000790.mp4

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tangram

*      Clique no link abaixo:


 Escolha uma das figuras, clique e forme o desenho escolhido com o tangram.


 Cada peça do tangram podem ser posicionada de qualquer forma, só não pode sobrepor as outras peças, ou seja, colocar uma sobre a outra. Se der dois cliques sobre a peça ela muda de posição.


 Ao terminar levante a mão para que a professora verifique se está tudo certinho.




*     

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ortografia S e Z

Acesse o link abaixo, faça a atividade proposta!

http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/uso-do-s-e-z.html

Depois de concluída, escreva todas as palavras em seu caderno (não esqueça do cabeçalho com o Tema: ortografia: S e Z). Após escrevê-las corretamente, escolha 5 dessas palavras e forme 5 frase utilizando-as.