quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - ADJETIVOS

No caderno de português:

*Faça o cabeçalho, copie e responda as atividades abaixo. Faça com capricho! :D

________________________________________________________________________________________

Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).

1) Pense em suas características e escreva:

a- 3 características físicas:
(pule 1 linha)

b- 3 características emocionais:

(pule 1 linha)

2) Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos.

Era uma vez um príncipe ____________________________ que morava em um palácio ____________________________ às margens de um ____________________________ rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________________ princesa. O ____________________________ amigo do príncipe era um dragão ____________________________ que morava numa floresta ____________________________ que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ____________________________ nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ____________________________.

3) Após completar a história acima com adjetivos, escreva um final para ela.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Curiosidades do Reino Animal: O Sapo


Os sapos não têm pescoço. São animais de corpo curto. O sapo cururu é o que emite o maior grito, o seu coaxar é impressionante. O mais feio ou esquisito de todos o sapo é chamado sapo pipa, muito comum no Brasil, os filhotes se criam numa bolsa de favos da pele dorsal da fêmea. A rã põe de dez mil a vinte e cinco mil ovos, na água. Não destrua os sapos e rãs, eles podem acabar com os mosquitos que tanto nos incomodam

O que são cracas?

Cracas são animais.

As cracas têm forma de cone.

As cracas escolhem normalmente substratos rochosos, mas podem fixar-se também a fundos de barcos (onde causam estragos) ou a outros animais (por exemplo baleias).


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cadeia alimentar


Cadeia Alimentar

É uma seqüência de transferência de energia e matéria onde cada organismo serve de alimento para o outro. Quem produz o alimento é produtor e quem consome é o consumidor.

Como as plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos, eles são os produtores de um ecossistema.

Os animais herbívoros que se alimentam das plantas são chamados consumidores primários.

Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.

Os animais que consomem plantas e animais são chamados onívoros, como o homem. Os que se nutrem de sangue são os hematófagos, de insetos são os insetívoros e de detritos de vegetais e animais são os detritívoros.

Os consumidores secundários, terciários e quaternários são chamados de predadores, animais que caçam outros animais.

Quando os seres produtores e consumidores morrem, eles são decompostos por fungos e bactérias chamados decompositores. O produto dessa decomposição serve para realimentar as plantas.

Essa seqüência de alimentação dos seres vivos é chamada cadeia alimentar que também podem ser marinha, a dos oceanos e mares.

As cadeias alimentares mantêm os ecossistemas em perfeito equilíbrio.

Jogos:
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Biodiverdidade

BIODIVERSIDADE


Plantas, animais, microorganismos. Você já imaginou quantos deles existe no mundo? E quantos estão em extinção? Pois se ainda não pensou, vamos começar a refletir sobre isso agora!

A palavra biodiversidade representa a grande variedade de seres vivos que encontramos no planeta. Têm um sentido bastante amplo, pois não se trata somente de "contar" as espécies já catalogadas pelos especialistas, mas sim considerar todas as formas de vida que existem no planeta, os genes contidos em cada um desses indivíduos e também as inter-relações existentes entre as diversas espécies.
Mas, podemos também falar em números... Apesar de não saberem ao certo, os cientistas estimam que sejam 10 e 50 milhões de espécies diferentes de vegetais e animais no mundo inteiro. Muita coisa, não!?!?!

O Brasil é privilegiado!

É consenso entre a comunidade científica internacional que o Brasil é o país da megadiversidade, isso porque 20% das espécies conhecidas estão por aqui. Temos uma riqueza imensurável de recursos naturais! Água abundante, solo rico, e biodiversidade... Além de ser motivo de orgulho, deve também representar muita responsabilidade para preservar tudo isso.

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/biodiversidade.html

sábado, 6 de agosto de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Situações problema

Clara está caminhando em uma pista que tem 1278 metros. Ela vai dar 6 voltas nessa pista, mas já caminhou 2648 metros . Quantos metros ela ainda deve percorrer para completar as 6 voltas?

O compositor brasileiro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani” , nasceu em Campinas em 1836, ele viveu 60 anos. Em que ano Carlos Gomes faleceu?

Um automóvel está indo de Jaú para Araraquara e já percorreu 34 quilômetros. Sabendo que a distância total é de 70 quilômetros, quantos quilômetros falta percorrer?

Estou no parque de diversões, na fila da montanha-russa. Calculo que haja umas 30 pessoas na minha frente. Os vagões saem de 25 em 25 segundos em média e cada um leva apenas 4 pessoas. Quantos minutos ficarei na fila?

Acessem o blog da Sofia!!!

http://wwwsofia12345.blogspot.com/