segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alimentação e respiração das plantas

1) A planta faz fotossíntese para produzir seu alimento.

a) Em que parte do dia, a planta realiza a fotossíntese? Pule 2 linhas
b) E quando ela respira? Explique. Pule 4 linhas

2) A cana-de-açúcar recebe esse nome porque seu caule contém um tipo de açúcar.

a) Que substâncias do ambiente a planta utiliza para produzir esse açúcar? Pule 2 linhas
b) O que os animais obtêm ao ingerir a cana-de-açúcar? Pule 4 linhas

Alimentação e respiração dos animais

1) A minhoca é um tipo de animal que respira através da pele.

a) Por que é importante para as minhocas que os solos sejam arejados?
b) A formiga pertence ao grupo dos insetos. Quais estruturas estão envolvidas na respiração da formiga? Como ela ocorre?

2) Os pesquisadores coletam fezes de alguns animais para estudar do que elas são compostas. Explique como esse tipo de estudo pode trazer informações sobre os alimentos que cada animal ingere.

Alimentação dos animais

Clique no link abaixo e leia algumas informações sobre a alimentação dos animais.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-identificar-um-bicho-pelo-coco

Respiração das formigas

As formigas não têm pulmão e no sangue delas não circula oxigênio.

As formigas respiram através do sistema traqueal, no qual o oxigênio que provém da atmosfera é canalizado através de orifícios externos existentes nas laterais do tórax (2 pares) e no abdome (8 pares), e penetra no interior do corpo por tubos para alcançar as células e tecidos. Elas necessitam respirar oxigênio continuo e permanentemente, com absorção de oxigênio e liberação do gás carbônico.

Em ambiente fechado, sem folhas de plantas ou fungos (alimentação), as formigas sobrevivem enquanto houver oxigênio no meio ambiente fechado, o que depende de vários fatores, como o tamanho do recipiente, entre outros. No entanto, as formigas-de-roça (saúvas) podem sobreviver por mais de 48 horas em um recipiente de um litro totalmente fechado e sem folhas de plantas.

Respiração da minhoca

         As minhocas respiram através da pele. A sua pele é finíssima e úmida, e por isso conseguem liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio do meio ambiente através das células cutâneas. Depois de absorvido, o oxigênio é transportado através de pequenos vasos e distribuído por todo o corpo do animal.

         As células da pele de minhocas também produzem uma secreção chamada de muco. Este muco é responsável por manter a pele sempre úmida, o que auxilia a respiração das minhocas, uma vez que que o oxigênio e o gás carbônico se dissolvem nesse muco. Isso explica porque as minhocas estão sempre enterradas no solo – se elas subirem até a superfície num dia quente, a água do seu corpo evapora, e conseqüentemente morrem.


      O arejamento do solo consiste na circulação do ar, permitindo que ele chegue às sementes que precisam brotar ou às raízes das plantas, para que elas possam respirar e sobreviver. Para arejar o solo, é preciso afofar a terra, permitindo não só a circulação de ar, como também a de água, que é absorvida pelas raízes. Além disso, o escoamento da água das chuvas também é facilitado.

        Para revolver e afofar a terra em grandes extensões, usa-se o arado, puxado por boi, cavalo ou trator. Em terrenos menores, podem ser usados ancinhos, pás ou enxadas. É importante lembrar que as minhocas contribuem naturalmente para o arejamento do solo, cavando túneis à medida que se alimentam.










segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vamos reforçar jogando

Clique no link abaixo. Construa uma paisagem utilizando formas geométricas. Ao concluir mostre sua atividade para sua professora.

http://www.escolovar.org/mat_geometri_faz.construcoes.swf

Classificação dos Polígonos

Polígono é uma figura fechada formada por segmentos de retas, que constituem os lados da figura. O encontro dos segmentos formam os vértices, os ângulos internos e os ângulos externos. Outro elemento pertencente ao polígono é a diagonal, que une dois vértices por meio de um segmento de reta interno à figura. O triângulo é o único polígono que não possui diagonal.

A nomenclatura de um polígono depende do número de lados da figura. Veja:

3 lados - triângulo ou trilátero
4 lados - quadrângulo ou quadrilátero
5 lados - pentágono ou pentalátero
6 lados - hexagonal ou hexalátero
7 lados - heptágono ou heptalátero
8 lados - octógono ou octolátero
9 lados - eneágono ou enealátero
10 lados - decágono ou decalátero
11 lados - undecágono ou undecalátero
12 lados - dodecágono ou dodecalátero
13 lados - tridecágono
14 lados - tetradecágono
15 lados - pentadecágono ou pentadecalátero
20 lados - icoságono ou icosalátero