segunda-feira, 22 de abril de 2013

Respiração da minhoca

         As minhocas respiram através da pele. A sua pele é finíssima e úmida, e por isso conseguem liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio do meio ambiente através das células cutâneas. Depois de absorvido, o oxigênio é transportado através de pequenos vasos e distribuído por todo o corpo do animal.

         As células da pele de minhocas também produzem uma secreção chamada de muco. Este muco é responsável por manter a pele sempre úmida, o que auxilia a respiração das minhocas, uma vez que que o oxigênio e o gás carbônico se dissolvem nesse muco. Isso explica porque as minhocas estão sempre enterradas no solo – se elas subirem até a superfície num dia quente, a água do seu corpo evapora, e conseqüentemente morrem.


      O arejamento do solo consiste na circulação do ar, permitindo que ele chegue às sementes que precisam brotar ou às raízes das plantas, para que elas possam respirar e sobreviver. Para arejar o solo, é preciso afofar a terra, permitindo não só a circulação de ar, como também a de água, que é absorvida pelas raízes. Além disso, o escoamento da água das chuvas também é facilitado.

        Para revolver e afofar a terra em grandes extensões, usa-se o arado, puxado por boi, cavalo ou trator. Em terrenos menores, podem ser usados ancinhos, pás ou enxadas. É importante lembrar que as minhocas contribuem naturalmente para o arejamento do solo, cavando túneis à medida que se alimentam.










Nenhum comentário:

Postar um comentário