terça-feira, 8 de outubro de 2019

LUTAS E RESISTÊNCIAS A ESCRAVIDÃO

Atividade disponível em https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-historia-lutas-e-resistencias-a-escravidao-4o-ano/#more-61315

Lutas e resistências

    Existiam várias formas de resistência à escravidão: suicídios, assassinatos de feitores e de senhores, além de sabotagem no trabalho, porém a mais usual era a fuga.
    Os que fugiam costumavam esconder-se nas matas ou nos arredores das cidades; sozinhos ou em grupos, organizavam-se para poder sobreviver. Alguns deles formavam comunidades que foram chamadas de quilombos. Essas comunidades ficavam, em geral, em locais escondidos no meio da mata e contavam com sistemas de proteção contra ataques. Houve alguns quilombos próximos a centros urbanos e, nesses locais, os quilombolas, como eram conhecidos os habitantes dos quilombos, mantinham contato e comércio com a população local.
    Os quilombolas cultivavam seus próprios alimentos, criavam animais, caçavam, pescavam, trabalhavam com mineração e montavam pequenas oficinas, onde fabricavam suas roupas, seus móveis e seus instrumentos de trabalho.
    O sistema de justiça nos quilombos era bem severo. Crimes de adultério, roubo, deserção e homicídio eram punidos até com a pena de morte. A vida no quilombo era comunitária. Os quilombolas dividiam as tarefas e a produção. Lá podiam se organizar de acordo com seus costumes e suas tradições, tanto os trazidos da África quanto os adquiridos no Brasil.
    O mais famoso de todos os quilombos foi o de Palmares, considerada a maior comunidade de escravos fugidos do Brasil. A repressão dos senhores e das autoridades do governo era muito forte tanto para as fugas quanto para todas as outras formas de resistência à escravidão.

 

Questões

1) Os escravizados aceitavam sua situação? Justifique sua resposta.
R.


2) Quais eram as formas de resistência à escravidão usadas pelos escravizados?
R.


3) O que eram os quilombos?
R.


4) Como era a vida nos quilombos?
R.


5) Por que a palavra quilombo é usada como sinônimo de resistência?
R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário